quarta-feira, 16 de setembro de 2009

"Destralhar"


É sabido que o acúmulo de coisas, tralhas e bagunça não são nada amigas de energias boas. Você já deve ter percebido isso em algum momento de sua vida: se a cada tá desorganizada, parece que nada flui. Até mesmo um desânimo generalizado ou uma dorzinha de cabeça constante podem ser consequências de toxinas da casa. E ninguém prospera se estiver pesado e intoxicado, certo? Eu acredito nisso.

Então, chega uma hora que vai ou racha: é como se a casa (e você) implorasse por ar puro e renovado! É necessária uma reorganização total de tudo que temos, do que ainda queremos ter e da forma como utilizamos essas coisas todas. Roupas, objetos, papelada, móveis e várias outras coisas que já não fazem mais sentido e você nem percebeu, no meio do corre-corre diário. Às vezes uma repaginada naquele móvel que já tá desgastado, um ambiente da casa a ser destrancado, objetos guardados que acumulamos ao longo do tempo e que só fazem pesar, impedindo que a boa energia circule livremente em nossa casa...

Segundo o feng shui, é comum se sentir cansado ou deprimido em um ambiente cheio de entulho, pois existem fios invisíveis nos ligando àquilo que possuímos. No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga. Na entrada, restringem o fluxo da vida. Empilhadas no chão, nos puxam "para baixo". Acima, são dores de cabeça. Sob a cama poluem o sono.

Então... mãos à obra!

Acho que o mais difícil é começar. A gente vai deixando pra depois, e pra amanhã, e pra semana que vem, e pra quando tirar férias... Mas quando decidimos colocar a mão na massa, funciona mais ou menos como um efeito dominó! E a leveza que se sente a cada papelzinho velho rasgado (e colocado no lixo reciclável), a cada roupa doada, a cada objeto renovado, é tão deliciosa que a gente tem vontade de transformar a casa (a vida) inteira! Pintar paredes, concertar o que precisa, adquirir coisinhas novas, perfurmar a casa, fazer uma festa, chamar os amigos, celebrar a vida! Viva a casa destralhada!

Bom, falo de tudo isso porque estou em mais um momento "destralhar é preciso". Tanto que já nem me sobra tempo pra atualizar o blog... Estou no meio do processo, reorganizando os muitos materiais e objetos que guardei ao longo do caminho, dando um novo visual pra minha sala, fazendo arte nas paredes, destralhando tudo que possa afetar a saúde da casa e dos moradores. Já fiz isso diversas vezes, mas acho que nunca me livrei completamente de todas as tralhas. Sempre ficava pra trás uma coisa ou outra, com aquele pensamento "isso eu posso precisar futuramente, isso eu ainda não quero doar, essa caixa eu vou organizar depois"... E assim eu nunca fazia um destralhamento bem feito. Mas acho também que tudo tem a hora certa.

O que mais tenho pra me desfazer são papéis (textos, apostilhas antigas, revistas...) e ainda não cheguei nem na metade... Principalmente porque quis resolver algumas coisas pra nova sala e acabei dando um stop na papelada. Mas até dezembro tudo ficará livre, leve e solto! Ano novo e casa repaginada, tipo "morar mais por menos"!

Sei que o acúmulo de coisas e o apego a elas é uma constante na vida das pessoas, acho até que é inerente ao ser humano. Mas o grande barato é dar-se conta do que estamos acumulando e o quanto isso pode estar afetando nossa saúde. E aí fazer o destralhamento e a renovação periódica!

Perguntinhas úteis na hora de liberar os amários:

Por que estou guardando isso?
Será que tem a ver comigo hoje?
O que vou sentir ao liberar?

Porque "destralhar-se é preciso e ajuda a adocicar"!

Fui!
.

2 comentários:

  1. Oi miga, j;a estava com saudades das tuas atualizações. tbem A D O R O mudanças, renovações. Estou em uma fase necessitando Renovar. Meu livro de cabiceira ultimamente têm o titulo: ORGANIZE-SE. É o que tenho tentado fazer. Não é fácil, massssss necessário. Adorei a parte "festa com os amigos". Que tal marcarmos alguma coisa? O afilhado e eu (Arhur e Beto) estamos com saudades de vcs. Esperamos vcs. aki ou uma data p/ nos encontrarmos aí. Bjãoooooooooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...