quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Painel de fotos e ímãs

Queria ter uma recordação bem legal da viagem que fiz ao leste europeu, em setembro deste ano. Como adoro fotografias, nem pensei duas vezes na ideia de montar um mega quadro com fotos e ímãs (de geladeira). Em cada cidade que visitei, já pensando na composição deste "quadro de fotos", busquei comprar ímãs que ilustrassem a cidade ou o local visitado e fotografado. Para a confecção do painel, aproveitei também alguns tickets de ingressos a museus e algumas poucas moedas que não puderam ser cambiadas, por isso, sobraram.
Na Polônia, na Hungria e na República Tcheca, a moeda ainda não é o euro, embora muitos estabelecimentos o aceitem. Entretanto, para garantir e facilitar as pequenas compras, era mais indicado trocar os euros pela moeda local em casas de câmbio. E tínhamos que gastar a grana cambiada antes de sair de um destes países, para não correr o risco de ficar com um dinheiro inválido no bolso em outro país com moeda diferente... Muitas lojas até aceitavam receber em euro, mas o troco teria que ser na moeda do país em questão. Em Praga aconteceu assim: saímos do hotel e pegamos a estrada em direção ao próximo país do roteiro. Ainda no território da República Tcheca, paramos em um supermercado e pagamos umas compras com uma nota alta de euro, já pensando em trocar por notas menores (também de euro, é claro) pra facilitar a vida. Além de não facilitar, complicou: a moça recebeu a nota em euro e nos deu o troco em Coroa Tcheca, a moeda local. Aí, pedimos para devolver o dinheiro e dissemos que pagaríamos no cartão. Mas a moça falou que não poderia fazer isso, a máquina já havia registrado e não teria como desfazer o processo. Entramos em pânico, pois estavamos saindo da República Tcheca em instantes, a caminho da Polônia. Além do mais, tínhamos horário a cumprir e o ônibus estava esperando somente por nós! Ai, que desespero! Ficamos esperando alguma solução, não queríamos receber o valor alto do troco em coroa tcheca e, em contrapartida, a moça do caixa não podia desfazer a compra e devolver o dinheiro pago em euro. Depois de algum tempo, apareceu a gerente e, esta, depois de um telefonema, nos orientou para trocar o dinheiro em uma casa de câmbio que, pra nossa sorte, ficava bem em frente ao supermercado. Puxa vida, porque ela não tinha falado isso antes?! Naquela tensão toda, a gente nem havia percebido essa casa de câmbio! Ainda tivemos que esperar umas duas pessoas que estavam na nossa frente e que demoraram um bocado para trocar seu dinheiro. Tentamos nos comunicar para ver se podíamos passar na frente, tamanha a nossa pressa, mas faltou inglês nessa hora. Não conseguimos nem nos fazer entender! Ô situação... Foi uma mancada nossa, deveríamos ter perguntado antes se aceitavam euro e nos certificado de que o troco também viria na mesma moeda... Ou pagado mesmo no cartão, já que era possível... Mas fica como aprendizado, no final deu tudo certo. E foi aí que sobraram algumas moedas que não tinham valor suficiente para a troca... Mas que tiveram muito valor para o meu quadro!

Agora, a quem possa interessar, um pouco de como foi o processo de confecção deste mural:

Primeiro tive que imaginá-lo mentalmente, pra ter uma ideia do que eu queria e de como poderia fazer.

A cada foto tirada e ímã comprado, eu ficava numa expectativa enorme de ver como ficariam no mural. Chegando de viagem, fui atrás de concretizá-lo, então.

Primeira etapa: definir as fotos que iriam para o quadro e as dimensões que ele teria. Essa foi a parte mais difícil, porque eu queria colocar todas as fotos da viagem!!!! Mas é óbvio que só fiquei na vontade... Tive que optar por um quadro de 1,40cm de largura x 0,90cm de altura. Cheguei nessas medidas a partir da metragem do feltro que revestiria o fundo do quadro e também pelo espaço na parede em que ele ficaria. Desde o início pensei em feltro vermelho, naquele tom mais fechado, puxando para um bordô. Após alguma procura, finalmente encontrei uma loja que tinha o tom de vermelho que eu imaginava. Também nessa primeira etapa, tive o trabalho de confeccionar legendas para as fotos selecionadas, para que, ao verem o quadro, as pessoas possam ler e entender um pouco mais do que se trata a foto em questão.

Segunda etapa: escolher e encomendar uma moldura (tipo caixa, com 2cm de distância entre o vidro e o eucatex); escolher uma fonte de letra para a frase "Leste Europeu 2010" e encomendar um corte a laser em mdf e material dourado para ressaltar as letras no mural.

Uma semana na espera para buscar estes itens. Pareceu uma eternidade, eu queria logo começar o trabalho!

Enquanto isso, sobre a mesa da sala, fui dispondo as fotos e os ímas de acordo com o espaço que o quadro teria. Quase um quebra-cabeça! Neste processo, tive que descartar algumas fotos... Mas tudo bem, poderão se encontradas no álbum.

Com a moldura e as letras douradas em mão, a última etapa foi forrar o eucatex com o feltro vermelho e, depois, fixar as letras, as fotos, os ímãs, as moedas... Para isso, usei vários materiais de acordo com o que eu iria colar: fita dupla face, fita banana, cola universal e cola quente.

Fiquei praticamente um dia inteiro para finalizar o quadro! Mal parei até para almoçar! Pura fixação, foco total! Achei que valeu à pena, gostei do resultado e sei que me trará sensações agradáveis cada vez que eu passar pela sala e olhar para este quadro. Good vibes!

Embora talvez tenha ficado com um pouco de excesso de fotos, decidi não abrir mão de mais nenhuma. Juntas, elas contam a história de momentos felizes e inesquecíveis. Então, que fique assim mesmo!

Após essa longa história explicativa, fotos de como ficou meu quadro de recordações:


Prontinho, na parede da sala, decorando o lar, doce lar e
adoçando meu olhar!


As letras douradas, feitas sob medida


As moedas tchecas


Ingresso para visitação ao Parlamento Húngaro

Alguns ímãs

O próximo post será sobre Amsterdam. Até mais!
.

3 comentários:

  1. Oi,Joy! É a Glaubas, finalmente! Valeu a pena ter insistido tanto para eu ver o teu blog. Realmente está lindo. Organizado, caprichado,colorido e agradável aos olhos.Tudo de muito bom gosto, como tudo o que tu te propões a fazer.Admiro a tua arte desde quando fazias quadrinhos de azulejo lá na praia.Acho que a tua vontade de modificar as coisas na tua casa e planejar viagens vem do "a limpo do a limpo".Bom,desejo que continues assim:animada, cheia de ideias,fazendo receitas deliciosas e reunindo a família para "inaugurar" a parede, o vaso,a almofada, o quadro das viagens,a churrasqueira... e comemorar a vida e a família!

    Beijos,Gladys.

    ResponderExcluir
  2. Joy, adorei seu blog, principalmente quando voce fala sobre viagens. Nosso olhar sobre as coisas é muito parecido! Estive em Rudesheim no final de novembro e fiquei encantada tambem. Imagine essa cidade com um pouco de neve, com feira de Natal pelas ruas, música de Natal tocando nos alto-falantes...lindo!
    Me encantei com seu quadro de fotos!!! Quero fazer um igual, com fotos da minha viagem pela Europa...pena que não trouxe comigo os imãs de geladeira...rsrsrs...Será que eu vou conseguir um recorte de mdf para o título? Posso te perguntar onde voce mandou fazer?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Rudeshein na época de Natal deve ser mesmo ainda mais encantadora! Tenho saudades de lá!
    Quanto às letras do quadro, mandei fazer em uma empresa especializada em presentes personalizados ,destas que fazem gravações de nomes em canetas,chaveiros, caixas de mdf, placas de homenagens, essas coisas. Como eu queria em alto relevo, solicitei um corte a laser no mdf e um corte em outro tipo de material,mais fininho, em dourado, que eu não lembro o nome... Ambos foram feitos com fita autocolante atrás para que eu pudesse colar um sobre o outro e as letras sobre o quadro.
    Mas, se encontrar somente o corte em mdf, pode pintá-lo com tinta acrílica dourada, acho que ficaria um efeito legal também.
    Quando seu quadro ficar pronto, avisa pra gente ver!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...