segunda-feira, 14 de maio de 2012

Foco no processo

Por dois anos mais ou menos, meu foco foi "destralhar" algumas coisas que estavam se acumulando aqui em minha casa ao longo do tempo (ou melhor, que EU estava acumulando). Falei sobre isso neste post. Então, dei partida em um longo processo de "destralhamento". Foi difícil... e lento. Mas necessário. Me desfiz de muita coisa, "passei pra frente" o que eu não usaria mais, reorganizei espaços, fiz uma faxina geral nos materiais de artesanato e na papelada em geral. Havia dias em que eu não sabia nem por onde começar! Então não começava, deixava como estava. Porque "Além da nobre arte de fazer coisas, existe a nobre arte de deixar coisas sem fazer. A sabedoria da vida consiste na eliminação do que não é essencial."
Este processo, na verdade, não termina nunca, faz parte dos ciclos da vida. MUDAR. Retirar o que não usamos mais, eliminar o que é excesso , abandonar velhos conceitos, assimilar novos pontos de vista, re-significar nossa história... No começo fiquei meio perdida: mudava alguma coisa de lugar e depois já não lembrava mais onde eu havia colocado, pois acostumei-me com o lugar antigo. Isso tudo em meio a pilhas de coisas espalhadas pela casa, esperando a hora de serem organizadas... Aí fiquei achando que tudo estava desorganizado mesmo! Acho que isso faz parte: primeiro o caos, depois a organização. Mas a mudança vale à pena, sem dúvida! Espaços maiores vão surgindo no guarda-roupa, nos armários... o que é passado desnecessário vai saindo de cena e abrindo lugar para o NOVO! Vi que estava guardando coisas que nunca usaria mais, materiais de artesanato que até já haviam passado da validade, objetos que poderiam ser reaproveitados e melhor utilizados dentro de casa, lixo eletrônico a ser descartado corretamente, pequenos consertos e reparos,  projetos encalhados a espera de uma finalização (como o caso do oratório, por exemplo). E assim fui fazendo... Bem aos poucos, no ritmo da minha disposição. Ainda não terminei por completo, a reorganização está na metade. Mas já foi o suficiente para sentir mais leveza, em todos os sentidos! Durante esse tempo, pouco fiz de artesanato. Fiquei mesmo focada em desacumular.  Agora, com meio caminho andado, voltei a produzir arte a mil por hora, colocando em execução boa parte da minha lista de "coisas pra fazer e terminar"! De arte em arte, vou organizando meus espaços, aproveitando materiais e construindo o meu ninho. E, na medida do possível, compartilhando aqui no blog.
Eu até achava que nem tinha tantas coisas assim, mas agora vejo o quanto eu estava acumulando... E fico me perguntando, ainda admirada: Como achei lugar pra guardar tudo isso? Bom,  grande parte já se foi,  mas o processo continua! E agora eu realmente gostei dessa brincadeira de "destralhar"! Porque, pensando bem,  este é um processo que faz parte da vida inteira!


Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...