segunda-feira, 21 de maio de 2012

Isso me acalma, me acolhe a alma...

... isso me ajuda a viver!  (música "Amor I love you", Marisa Monte).

Viajar é tão bom... Quando o lugar adoça o olhar, então, maravilhoso!
E com boas companhias, passeio super agradável!!!
Bons ares, bons lugares, boa comida.
Estou falando de Ribeirão da Ilha, Florianópolis, SC.

"Ribeirão da Ilha é um distrito da cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Sua criação data de 11 de julho de 1809.
O distrito destaca-se como o maior produtor de ostras do Brasil.
Sua sede é a chamada Freguesia do Ribeirão. É o segundo distrito mais antigo de Florianópolis, depois de Santo Antônio de Lisboa. Ali se preservam tradições como a Festa de Nossa Senhora da Lapa, a produção das rendas de bilro, das  canoas e baleeiras, dos balaios e cestos de cipó.
O centro histórico, sede da antiga Freguesia (fotos), é um dos mais antigos núcleos de colonização açoriana, fundado em meados do século XVIII. O cenário é expressão da arquitetura colonial portuguesa, constituído pelas casas geminadas, alinhadas na rua fronteira ao mar e dispostas ao redor da pracinha, tendo a igreja na cabeceira. A Igreja de Nossa Senhora da Lapa foi inaugurada em 1806 , construída pelos senhores e seus escravos, em alvenaria de pedra,cal e azeite de baleia, vindo da praia da Armação. Faz parte de um conjunto arquitetônico preservado por lei municipal de 1975, juntamente com o cemitério, aos fundos, e ao lado, o Império do Divino Espírito Santo, local da Festa do Divino, tradição religiosa açoriana." ( Fonte: Wikipédia)






     
 



Ao fundo, cultivo de ostras.




                                   
Imagem de Nossa Senhora da Lapa.

A Igreja estava fechada para restauração, rodeada por tapume. As missas e celebrações estão acontecendo em um salão ao lado da igreja. Sendo asim, as fotos da bela igrejinha ficam para a próxima visita!

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...