segunda-feira, 7 de maio de 2012

A vez do oratório

Há uns cinco anos comprei um oratório em mdf cru, pintei com tinta base branca e o deixei na minha vasta lista de "coisas para fazer e terminar".  E eis que hoje chegou a vez dele. Encontrei um tecido de rosas miúdas (exatamente do jeito que eu tinha imaginado) para forrar o interior da peça e aproveitei minha tarde livre para dar início e finalização a esse projeto!
Primeiramente, é claro,  fui buscar inspiração na internet. Juntei minha ideia com outros detalhes que encontrei e logo separei os materiais que precisaria usar. Com exceção do tecido, usei coisas que eu já tinha em casa: betume da judeia (em cera), aguarrás, tinta acrílica em um tom de verde (não sei dizer o nome da cor, pois foi uma mistura que eu havia feito há algum tempo), tinta acrílica metálica dourada, cola branca, cola quente, termolina leitosa para impermeabilizar o tecido, tesoura, estilete, régua e um aplique de rosa em mdf que consegui (também há um bom tempo) em uma fábrica de peças de madeira.


Como a peça já estava com a base branca, passei uma demão da tinta verde diluída em um pouquinho de água e, antes que ela secasse completamente, tirei o excesso levemente com um paninho úmido, para dar um aspecto de pátina.


Em seguida fui escurecendo com betume, diluído em aguarrás, para dar aspecto de envelhecido. Depois, usei a tinta acrílica dourada para alguns detalhes no acabamento (principalmente na cruz). Minha ideia inicial era forrar apenas as laterais e as portinhas, por isso, na foto abaixo, o fundo aparece marrom, pintado com betume. Mas depois achei que não ficou legal esse escuro e resolvi colocar tecido nesta parte também.


Para pintar o aplique de rosa em mdf, usei tinta acrílica nas cores vermelha, verde e dourada (para dar um brilhinho por cima).


Passei termolina leitosa no tecido a ser usado e, depois da secagem, cortei com estilete os pedaços no tamanho que iria precisar (fiz um molde com papel sulfite antes). Na foto abaixo aparece rosinhas recortadas que eu iria colar no fundo do oratório, mas como já expliquei anteriormente, mudeia de ideia e forrei tudo com tecido. Então guardei as rosinhas para uma outra oportunidade.



Passei cola no avesso do tecido e fui encaixando cada pedaço no interior da peça.


Por último, colei o aplique de rosa em mdf com cola quente.  No interior do oratório acomodei a imagem da Nossa Senhora Desatadora dos Nós, presente que ganhei da minha irmã mais velha. E esse foi o resultado final:


Então é isso. Estou de volta ao blog. Boa semana a todos!!


Um comentário:

  1. Ficou lindo!!! Adorei! Tb comprei um oratório e não achava uma ispiração de como pintá-lo. Vendo o seu ficou muito mais fácil!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...